Origem do Chá Branco

Fabricado a partir das folhas mais jovem dos rebentos da Camellia sinensis, o chá branco tem um aspecto muito parecido com o do chá verde. A principal diferença entre eles está relacionada com o processo de produção. Enquanto o chá verde não fermenta, o branco passa por um processo leve de oxidação, sem manipulação da estrutura da folha.

As mesmas folhas que dão origem aos melhores chás verdes, depois de aquecidas ao sol, ficam algo mais escuras e transformam-se em variedades brancas. Infusões com uma cor mais intensa e um sabor mais adocicado.

Este método de fabricar chá é um dos mais simples e possivelmente um dos mais antigos do mundo, e ainda se pratica nalgumas aldeias remotas em zonas montanhosas da China.

Quem pode beber?

Embora a concentração de cafeína neste chá seja incomparável à do café, pessoas sensíveis devem consumi-lo com prudência.

É generalizado o conceito de que este chá é uma bebida com menos cafeína. Esta afirmação não podia estar mais longe da verdade. O chá branco é, de todas as variedades, a que possui uma maior concentração de cafeína.

As plantas fabricam esta molécula para proteger as folhas frente às pragas e aos herbívoros. As zonas jovens e mais tenrinhas são por este motivo as que maiores concentrações de cafeína possuem, o que faz com que o chá branco, feito a partir dos brotos de folhas novas, tenha maiores quantidades deste composto.

Qual a dose ideal?

Não existem recomendações sobre a quantidade ideal.

Para quem esteja preocupado com o elevado teor de cafeína, é importante explicar que seria preciso beber quase um litro de chá para exceder os valores diários recomendados. Reduzir a quantidade de folhas usadas e o tempo de infusão, permite baixar a concentração de cafeína no chá, mas só ligeiramente.

Como prepará-lo?

O chá branco deve preparar-se com água a 90ºC, a temperatura ideal para que as folhas libertem todo o seu aroma. O tempo de infusão não deve exceder os 6 minutos.

Quem goste de chás com um sabor mais intenso, mas queira consumir esta variedade pelos seus benefícios para a saúde, pode prepará-lo usando uma maior quantidade de folhas; uma opção mais acertada do que a de aumentar o tempo de infusão.

O chá branco é sem dúvida a variedade mais fácil de macerar sem complicações, já que demora a amargar e mantém o sabor mais ou menos intacto. No entanto, é conveniente não exceder os 10 minutos.

Há um horário adequado para consumi-lo?

Este tipo de chá pode ser bebido a qualquer hora, inclusivamente durante as refeições. É optimo para combater os excessos, porque dificulta a absorção de lípidos e promove a eliminação de toxinas.

Benefícios do chá branco para a Saúde

Existem vários mal entendidos sobre as propriedades deste tipo de chá. É frequente encontrar informação que indica que o chá branco tem mais flavonoides e catequinas que o chá verde. No entanto, não existem provas científicas que apoiem estas afirmações.

Em geral, a concentração de catequinas no chá branco é inferior à presente no chá verde. No entanto, estes dados dependem das variedades que se comparam, das colheitas de cada ano, da zona de cultivo e inclusivamente da maneira como se armazenou o produto.

O processo de fabrico de um chá branco é bastante mais complexo e trabalhoso que o das variedades verdes, degradando sem dúvida alguns dos fitonutrientes presentes nas folhas. No entanto, os níveis de substâncias anti-mutagénicas e antioxidantes neste tipo de chá, apesar de não serem iguais aos do chá verde, são

bastante elevados, e constituem um ótimo complemento nutricional.

Estas são algumas das propriedades do chá branco, estudadas em investigações científicas:

  • É um bom tratamento antirrugas e ajuda a prevenir o envelhecimento cutâneo. Uma investigação realizada em Inglaterra, que comparou os efeitos na saúde da pele de 21 plantas e ervas, chegou à conclusão que os efeitos do chá branco superavam os de qualquer outra bebida ou suplemento, inclusivamente os do chá verde. O estudo analisou os efeitos dos diferentes extractos nas proteínas estruturais da pele. A elastina, responsável por manter a elasticidade da pele, e o colagénio, que permite manter a força e estrutura, degradam-se com a idade. Algo inevitável, mas que o consumo de chá branco ajuda a prevenir.
  • Interfere no metabolismo dos lípidos. Vários estudos chegaram à conclusão que o chá branco, para além de inibir a absorção de lípidos, quando aliado ao exercício físico constante (pelo menos três dias por semana) ajuda a eliminar os depósitos de gordura, especialmente os pneus que se acumulam na zona da barriga.
  • Embora não existam estudos realizados em seres humanos, investigações com ratos indicam que o chá branco protege contra o cancro do colon, e que um consumo frequente reduz o número de pólipos intestinais.
  • Protege o organismo da acção oxidante dos radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento e podem causar mutações.
  • Tem um efeito cardioprotector, evitando a formação de coágulos no sistema sanguíneo.
  • É um potente diurético, que ajuda a evitar a retenção de líquidos.
  • A cafeína presente neste tipo de chá tem um efeito estimulante. No entanto, a presença do aminoácido L-teanina, que aumenta a secreção de dopamina e serotonina no cérebro, contribui para diminuir a ansiedade. Alguns especialistas consideram que a sinergia entre estas duas moléculas permite aumentar a concentração e o rendimento intelectual, sem sofrer a euforia associada ao consumo de demasiado café.

Principais dicas sobre o Chá Branco

  • Peónia branca (Bai Mu Dan) e Agulhas de prata (Bai Hao Yin Zhen) são as duas principais variedades de chá branco. Outros chás deste tipo são produtos semelhantes, que podem variar no tipo de Camellia utilizada para sua produção ou na zona de cultivo, mas que essencialmente são muito semelhantes.
  • O Peónia branca é um chá fresco e aromático, fácil de fazer e que garante um sabor suave, perfeito para todos os paladares e qualquer momento do dia. É um bom ponto de partida para quem se inicia no mundo dos chás porque, para além de não ser difícil de encontrar, tem um preço acessível.
  • Os chás da província chinesa de Fujian, são considerados os de melhor sabor e mais elevada concentração de catequinas.

O Chá Branco ajuda nas seguintes doenças / problemas:

  • Rugas
  • Envelhecimento cutâneo
  • Manchas na pele
  • Excesso de peso e gordura localizada (pneus)
  • Cancro
  • Problemas cardiovasculares (tromboses, AVC, etc)
  • Problemas de circulação
  • Retenção de líquidos
  • Celulite
  • Ansiedade
  • Stress
  • Depressão
  • Problemas de concentração