
Chá de Alecrim
O chá de Alecrim é especialmente útil em casos de fadiga, fraqueza cardiovascular e indigestão. Tem também um efeito estimulante sobre a circulação sanguínea no cérebro e, portanto, pode promover o desempenho mental.
O Alecrim, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, que em Latim significa “rosa do mar” é proveniente da região do Mar Mediterrâneo. É uma planta usada há muito tempo e para vários propósitos, desde curativos, como amuleto de sorte, ou purificadores. Na altura dos Romanos e da antiga Igreja Católica, o Alecrim era usado em incenso para limpar o ar e criar uma barreira contra o mal.
O Alecrim é uma boa fonte de ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina B6, vitaminas e minerais essenciais ao funcionamento do nosso organismo e boa saúde. Tem propriedades fortificantes do sistema imunitário e nervoso, possui grandes quantidades de substâncias antioxidantes que eliminam as toxinas do nosso organismo e retardam o envelhecimento das células. Sendo, por isso considerado um chá para rejuvenescer a pele.
São inúmeros os benefícios do Alecrim, podendo ser usado no combate a qualquer mal estar. Conheça em que pode ser útil esta planta, tanto os os benefícios do chá de Alecrim como também as contra-indicações.
Benefícios do Chá de Alecrim
Desintoxicante
O Alecrim tem poderes diuréticos que ajudam a desintoxicar o nosso corpo das toxinas que fazem mal ao fígado e ao nosso organismo em geral e ajuda também a eliminar o excesso de gordura.
Sistema digestivo
O Alecrim melhora o sistema digestivo no geral, tem um papel curativo para todos os males e sintomas de todo o sistema gastrointestinal. Ajuda no combate à prisão de ventre, azia, diarreia, gases, falta de apetite e dores intestinais.
Propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes
O Alecrim é extremamente rico em antioxidantes, que ajudam no combate ao envelhecimento precoce melhorando a aparência da sua pele e na regeneração das células. Tem também propriedades anti-inflamatórias que ajudam no combate de certas doenças, problemas musculares e tem a particularidade de atuarem nos vasos sanguíneos, tornando o Alecrim um grande aliado para quem sofre de hipertensão. O Alecrim também é usado no tratamento e prevenção de doenças respiratórias, como gripes, constipações e asma.
Antibacteriano natural
O Alecrim é um autêntico antibacteriano natural contra doenças causadas por bactérias, leveduras e fungos. É também particularmente úteis contras infecções do estômago.
Estimula circulação
O Alecrim ajuda na produção de hemoglobina, sendo bom para quem sofre de anemia, atuando em todos os orgãos vitais ajudando no fornecimento de oxigénio. Processo vital para o nosso organismo. O Alecrim tem um efeito estimulante ao promover o fluxo sanguíneo, ao mesmo tempo, tem um efeito de limpeza em toda a circulação sanguínea.
Alívio da dor
O Alecrim é muito bom para quem sofre de dor de cabeça, dor de barriga ou qualquer tipo de dor, devido às suas propriedades analgésicas. Sendo igualmente eficaz no combate ao mau hálito, combatendo as bactérias. Neste caso, fazer gargarejos de chá de Alecrim é mais eficaz do que somente bebê-lo. Também é muito bom para quem sofre de dores menstruais.
Sistema neurológico
O Alecrim contém um ingrediente que protege o cérebro contra influências prejudiciais. Este ingrediente ativo é o ácido carnósico e diz combater eficazmente as toxinas e radicais livres que demonstraram estar envolvidos no desenvolvimento de demência e doença de Alzheimer. Assim, evita o envelhecimento cerebral e melhora o sistema neurológico na totalidade, podendo ajudar na prevenção da doença de Alzheimer.
Memória e concentração
O Alecrim é um estimulante das funções cognitivas ajudando assim a memória e concentração. Pesquisas recentes provaram que existe uma relação direta entre o óleo essencial de Alecrim e o aumento da memória.
Como fazer o Chá de Alecrim
O modo de fazer o chá é bastante simples. Este tipo de chá tem uma qualidade superior se for feito mesmo da erva de Alecrim seca. O sabor do Alecrim é agradável, mas poderá acrescentar uma casquinha de limão, de gengibre ou adicionar no fim um pouquinho de mel.
O limão e o gengibre também têm propriedades semelhantes ao Alecrim, e ambas poderão ser um bom complemento.
Ingredientes:
- 500ml de água a ferver
- 1 colher de sopa de Alecrim seco
Deixe a água ferver e junte uma colher de sopa de folhas secas de Alecrim. Apague o lume deixando o chá a repousar, tapado, durante 15 minutos. Depois é só coar e beber.
De manhã e ao meio-dia, beba 1 chávena de chá, em vez de café ou chá preto. Poderá beber simples ou com um pouco de mel para adoçar. Desfrute e sinta o aroma do alecrim que é bastante agradável.
O Alecrim tem contra-indicações?
O Alecrim apesar de ser benéfico e ter propriedades que ajudam no combate de inúmeras doenças, dores e mal estar, há que ter cuidado em não tomar Alecrim em excesso, porque tudo que seja em excesso não faz bem. Em doses muito elevadas poderá provocar vários sintomas como vómitos e espasmos.
Não deve ser tomado por mulheres grávidas ou a amamentar, porque é um estimulador da menstruação e do aborto espontâneo.
O Alecrim possui uma substância muito similar à aspirina, falamos do salicilato, que poderá provocar alergias tal como a aspirina. Por isso se é alérgico à aspirina não deve tomar Alecrim.
Poderá provocar hematomas a que já tem pré-disposição para isso devido a ter propriedades da aspirina que diluem o sangue.
O Alecrim sendo um diurético natural poderá interferir com medicamentos que sejam diuréticos e medicamentos com lítio, usado para quem sofre da doença maníaco-depressiva. Poderá interferir também com anticoagulantes e inibidores de ECA.
Não beba o chá de Alecrim à noite, pois pode ser muito estimulante e perturbar o sono.