
Chá de Boldo
O boldo (Peumus boldus) é uma árvore de médio porte, com origem em terras africanas. O boldo é uma planta milenar, de sabor amargo, mas com muitas propriedades medicinais. É muito utilizado para quem sofre de problemas digestivos, é colerético, uma vez que age diretamente no estômago e estimula as funções digestivas, aumenta a secreção biliar, favorece o funcionamento do fígado e ainda facilita a digestão das gorduras.
Colagogo e depurativo, o chá de boldo ajuda a manter o organismo em equilíbrio, daí ser fundamental para o tratamento de problemas hepáticos, litíase biliar, cistite, prisão de ventre e obstipação.
É ainda de realçar o seu efeito diurético e de desintoxicante natural, ajuda a eliminar os líquidos e as toxinas acumuladas no organismo, através da estimulação das funções renais. Devido aos baixos danos colaterais e excelentes propriedades, este é um dos chás preferidos, numa dieta de emagrecimento.
É um chá excelente para combater as dores de cabeça, ameniza a azia, a ressaca, os suores frios e a sensação de mal-estar.
Contraindicações
O chá de boldo não é recomendado para mulheres grávidas e latentes, pois tem efeitos abortivos e pode provocar hemorragias internas. Uma dose muito elevada deste chá tem efeitos soporíferos com a consequente ação sobre o sistema nervoso.
É de realçar que pessoas com diagnósticos de doença do fígado ou da vesícula biliar, devem consultar o médico, antes de tomar cá de boldo.
Modo de preparação
Ingredientes: folhas de boldo e água
Preparação: Coloque um recipiente ao lume, com água e deixe até levantar fervura. De seguida coloque as folhas de boldo picadas e deixe a repousar, cerca de 10 minutos. Por fim, coe e espere até chegar à temperatura de consumo ideal. Se preferir pode adicionar açúcar ou mel, embora o ideal seja tomar o seu chá, de forma natural, sem qualquer aditivo.