
Chá de hibisco
A origem do chá de hibisco remonta à África Tropical mas rapidamente este chá se estendeu a todo o mundo. É conhecido pelas suas qualidades quase milagrosas, porque nas últimas décadas se descobriram as suas propriedades antioxidantes e diuréticas. Mas as suas propriedades vão muito mais longe. Vamos conhecer mais de perto este chá milagroso.
Propriedades medicinais e benefícios:
O cálice do botão seco da flor Hibiscus Sabdariffa é a parte utilizada para se fazer a infusão que deve ser servida fria e que ficou famosa pela capacidade de evitar a retenção de líquidos. Os nutricionistas são claros. Beber uma chávena deste chá após as refeições faz com que o corpo não absorva tanto os hidratos de carbono e, desta forma, permite controlar melhor o peso.
Com sabor semelhante ao da framboesa e cor também ela rosada, as suas propriedades não terminam por aqui. Tem uma grande concentração de flavonoides (como antocianinas e quercetina) e ácidos orgânicos, o que lhe confere as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Possui ainda a capacidade de auxiliar na digestão, facilita o processo de libertação de toxinas, controla o colesterol e é rico em micronutrientes, nomeadamente, minerais como cálcio, magnésio, potássio, fósforo, ferro, cobre e vitaminas. Tem vitaminas A, C, B1, B2 e ácido fólico. Ossos, cabelo e pele saudáveis é uma consequência do seu consumo moderado.
Tem também propriedades laxantes e antiparasitárias. O chá de hibisco permite-lhe assim acelerar o processo de queima de gordura, melhora o trânsito intestinal (e consequentemente sente-se menos inchada), protege o fígado e os rins, fortalece o sistema imunológico e melhora a pele.
Pode ainda contribuir para a prevenção do cancro, a doença tão associada ao século XXI já que combate os radicais livres. Previne igualmente doenças neurodegenerativas e reduz a inflamação.
O chá de hibisco é pouco calórico tornando-se uma bebida atraente para muitas pessoas. Se quer efetivamente perder peso use o chá de hibisco como aliado, mas beba-o com moderação para evitar as contraindicações que abaixo mencionamos.
Como preparar o chá de hibisco
Deite 1,5g (cerca de meia colher de chá) de flores de hibisco secas e esmagadas em 150ml de água fervida, tape e deixe em infusão 5 a 10 minutos. Depois coar e beber.
Contraindicações:
Deve consumir-se com moderação como qualquer outro chá. Não deve ser consumido por grávidas ou mulheres que estejam a tentar engravidar. Pessoas com tensão baixa também o devem evitar.
Consumido em grandes doses pode constituir-se tóxico. Dadas as suas qualidades diuréticas, quando há um consumo em excesso, este pode levar à perda de sódio e potássio derivado da eliminação em grande escala de eletrólitos.
Para evitar estas consequências e se é uma pessoa saudável, não está grávida nem pretende engravidar beba em média duas chávenas de chá de hibisco por dia. Ao fim de quinze dias, passe uma semana sem o consumir e volte depois ao consumo habitual.
Não se engane com o hibisco que vemos com frequência em jardins porque não é desse que se extrai as partes necessárias para se fazer a infusão. O hibisco que cresce em jardins é também da família dos Hibiscus mas são espécies diferentes. Adquira o chá de hibisco numa loja de confiança para poder beneficiar de todas as suas suas propriedades medicinais!