Na época natalícia são muitos os produtos que se adaptam para oferecer aromas doces e ricos em especiarias, reconfortantes frente ao frio e à chuva. O “cheiro a natal” inunda as lojas e shopping centers, e entre a enorme variedade de produtos disponíveis o chá não é uma exceção. Qualquer loja de chás que se preze contará com a sua própria e muitas vezes exclusiva mistura de chá de natal.

Mas porque não fazer o seu e oferecer às pessoas de quem mais gosta? Faça o seu próprio chá de natal.

A receita mais tradicional contém os seguintes ingredientes:

  • 100 g de chá preto
  • 1 pau de canela bem esmigalhado
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 colher de chá de casca de laranja ralada

Misture com cuidado e armazene num recipiente hermético, no mínimo 24 horas antes de consumir.

Se quiser inovar, e conseguir uma receita de sabor mais intenso, pode fazer o seguinte:

  • usar 100 g de chá verde em vez de preto
  • 1 pau de canela bem esmigalhado
  • 5 cravinhos da índia
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 vagem de baunilha cortada em pedaços
  • 1 colher de chá de arándanos desidratados

Benefícios para a saúde 

Com um poderoso efeito antioxidante e propriedades anti-inflamatórias, a canela ajuda o corpo a combater as inflamações, e a regenerar tecidos que estejam danificados. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e tem sido associada a um risco reduzido de doença cardíaca, a causa mais comum de morte prematura do mundo.

Para além do seu sabor doce e aromático, os cravinhos-da-índia também são conhecidos pelas suas propriedades medicinais. Ricos em vitaminas e fibra, estas especiarias contêm também abundantes antioxidantes. O eugenol, um composto presente em grandes quantidades no cravinho-da-índia, é uma molécula que, pelo menos em laboratório, já demonstrou o seu potencial como antimicrobiano. Estudos em ratinhos revelaram que melhora a função hepática e existem inclusivamente alguns indícios de que tem atividade anti-tumoral.

Muito usado para combater as náuseas e os enjoos, o gengibre proporciona a esta mistura um leve toque de picante. 

Com um aroma que induz o relaxamento, a baunilha também tem uma importante quantidade de antioxidantes e contribui a manter os níveis de colesterol dentro de parâmetros saudáveis. 

Quanto aos arándanos, ricos em nutrientes e antioxidantes, o seu efeito mais conhecido é o de prevenção e tratamento das infeções urinárias. Por último, não devemos descorar a escolha de um bom chá, de folhas inteiras e comprado numa casa de confiança. Se desejamos um sabor e aroma mais intensos, devemos apostar pelo chá preto. No entanto, se o objetivo é conseguir um chá com benefícios importantes para a saúde, o chá verde é a nossa melhor aposta. Muito mais rico em polifenóis que as variedades mais oxidadas, o chá verde proporcionar-nos-á uma enorme quantidade de antioxidantes e outras moléculas benéficas para a saúde.

A carregar...