
Chá e saúde dental. Conheça os benefícios
Uma xícara de chá pode ser estimulante, relaxante ou reconfortante, dependendo do momento. Agora, graças a vários estudos publicados ao longo das últimas duas décadas, sabemos que, para além de muitos outros benefícios, o chá é também um ótimo aliado da saúde dental.
Os primeiros estudos que pesquisaram os efeitos do chá sobre a placa dental, concentraram-se no chá verde, rico em antioxidantes e famoso pelos seus numerosos benefícios para a saúde. Tudo indica que este chá ajuda a prevenir as cáries dentárias.
Mas qual é o melhor chá para proteger os seus dentes?
80 % do chá consumido em todo o mundo não é verde, mas preto. Tendo em conta estes dados, a pesquisadora Christine Wu, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Illinois, em Chicago, estudou os efeitos deste chá na placa dentária. E, de acordo com os seus resultados, apresentados na 101ª Reunião Geral da Sociedade Americana de Microbiologia em Orlando, Flórida, este chá é ainda mais eficaz que o chá verde a prevenir as cáries dentárias.
A placa dentária contém mais de 300 espécies de bactérias, que aderem à superfície dos dentes e libertam ácido, que contribui para a formação de cavidades. A placa é também uma das principais causas de gengivite.
Segundo o estudo liderado pela Dra. Wu, os polifenóis presentes no chá preto impedem o crescimento das bactéricas causantes de cavidades, suprimem a produção de ácido destas espécies, tão prejudicial para o esmalte dos dentes, e afetam a ação da enzima bacteriana glucosiltranferase que é responsável pela conversão de açúcares no material viscoso que a placa usa para aderir aos dentes.
Para além disso, outra investigação levada a cabo pela mesma pesquisadora, indica que enxaguar a boca com chá preto, durante 30 segundos, cinco vezes, em intervalos de 3 minutos – numa tentativa de simular o que as pessoas fazem enquanto bebem chá – diminui o crescimento das bactérias da placa bacteriana, que cessam também de produzir ácido, fatores que reduzem significativamente a acumulação de placa.
Impacto do teor de flúor
Em paralelo com as pesquisas realizadas pela Dra. Christina Wu, pesquisadores da Universidade de Iowa analisaram o impacto do teor de flúor do chá preto na prevenção de cáries. Mas neste caso, os benefícios são menos claros.
Depois de expor lesões de cárie dentária pré-cavitárias ao chá preto, os pesquisadores viram poucas mudanças.
“Observámos poucas mudanças, o que implica que se o chá está tendo um resultado na prevenção de cáries, esse efeito não se deve ao flúor”, disse James Wefel, professor e diretor do Instituto Dows de Pesquisa Odontológica da Universidade de Iowa.
Para além dos dentes
Como já mencionamos, o chá verde também é eficaz na prevenção da formação de placa bacteriana. No entanto, os seus benefícios não ficam por aí.
A EGCG, a catequina mais abundante nesta variedade de chá, oferece muitos outros benefícios.
De acordo com uma investigação publicada no ano 2012, este chá tem a capacidade de eliminar os componentes responsáveis pela maioria dos problemas de halitose. Também reduz o stress oxidativo e a inflamação, provocados pelo fumo dos cigarros. E por último, tem a capacidade de induzir a apoptose (uma espécie de suicídio) nas células cancerosas, ajudando a combater os cânceres de boca.
Outro estudo, realizado por pesquisadores japoneses, investigou a relação entre o consumo de chá verde e a doença periodontal. Após investigar a saúde das gengivas de 940 homens entre os 49 e os 59 anos, todos eles consumidores de chá verde, os pesquisadores chegaram à conclusão que, quem tomava mais xícaras de chá verde, tinha menos indicadores de doença periodontal, embora essa relação fosse modesta.
Atenção! Não deve negligenciar a higiene oral
Naturalmente, para ajudar a prevenir as cáries, o chá deve ser consumido sem adição de açúcar, leite, mel, ou qualquer outro ingrediente.
Para além disso, é preciso ter em conta que beber chá não deve substituir a higiene oral tradicional.
O chá afetará a formação de placa bacteriana, mas se não se escovar os dentes depois das refeições, não estaremos a remover essa placa e, portanto, de pouco ou nada nos servirá beber chá.
Escovar os dentes com frequência também ajudará a evitar manchas no esmalte. O chá, especialmente o preto, é conhecido por manchar com facilidades os dentes. Mas se mantiver uma boa higiene dental, conseguirá atenuar esse problema.