Quando chega o verão e o calor se faz sentir pode parecer contraproducente beber chá para se hidratar. No entanto, segundo um estudo publicado no ano 2011, beber chá é tão eficaz como beber água e melhor ainda, pode ajudá-lo a descer a temperatura corporal. 

Mantenha-se sempre hidratado

De acordo com o estudo, beber entre quatro a seis chávena de chá por dia equivale a consumir um litro de água.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas mediram os níveis de hidratação de um grupo de 21 pessoas, homens saudáveis com idades entre os 20 e os 55 anos, durante 24 horas, tanto para o consumo de chá como para o consumo de água. Comparando os níveis de hidratação chegaram à conclusão de que ambas bebidas são equivalentes.

No entanto, enquanto que a água só hidrata, o chá contém inúmeros compostos benéficos para a saúde. 

Como crítica a este estudo alguns pesquisadores indicaram que, para além de não se terem incluído mulheres no grupo investigado, não foi medida a quantidade de cafeína absorvida como resultado do consumo de chá. 

Também é preciso ter em conta que estes resultados foram obtidos com chá preto, e podem não se aplicar a outros tipos de chá.

Beba chá para refrescar

Por incrível que pareça, e por muito que lhe apeteça tomar um granizado ou um refresco bem gelado, uma serie de artigos publicados no ano 2012 revelam que o chá pode reduzir a quantidade de calor armazenado pelo corpo de um modo muito mais eficaz que uma bebida fria. 

No primeiro estudo apresentado, voluntários pedalaram a uma intensidade relativamente baixa, durante 75 minutos. Divididos em quatro grupos, uns bebiam líquidos a 1,5ºC, outros a 10ºC, outros a 37ºC e os últimos a 50ºC.

Quando os cientistas compararam o efeito da temperatura das bebidas no armazenamento de temperatura corporal, viram que, após a ingestão da bebida quente, o armazenamento de calor corporal diminuiu. 

Uma explicação para este resultado parece estar relacionada com a forma como a bebida quente estimula a transpiração, o principal mecanismo que tem o corpo humano para manter o equilíbrio térmico.