
Chás para amamentar
Amamentar é difícil, o facto de não termos como medir a quantidade de leite que consumiu o bebé, nem saber se estamos produzindo leite suficiente, é causa de muita ansiedade para a maioria das mães.
Muitas acabam na internet a googlar freneticamente coisas como “maneiras de produzir mais leite” ou “como saber se o bebé mama o suficiente”.
Nestas pesquisas é bastante provável que apareçam mencionados os chamados “chás de lactação”. Mas são estes chás legítimos ou uma fraude?
Faltam estudos científicos de qualidade
A realidade é que existe pouca investigação sobre os efeitos destes chás e a maioria dos estudos publicados não são de grande qualidade (usam poucos sujeitos, metodologias pouco fiáveis, seguimento insuficiente e uso de poucos dados).
É frequente ouvir, especialmente nos grupos de mães online, que a alguém lhe funcionou este ou aquele chá. No entanto, estas experiências pessoais devem ser demonstradas cientificamente para que consideremos que têm alguma validade. Algumas destas ocorrências podem ser simplesmente o resultado do efeito placebo: ao pensar que estamos a tomar algo que vai aumentar a produção de leite, achamos que realmente estamos a produzir mais.
Os chás mais utilizados
Cardo Mariano: os frutos desta planta são usados para produzir umas das infusões mais usadas com o objetivo de produzir mais leite. Existem estudos que avaliam a sua eficácia, mas são inconclusivos. No entanto, como praticamente não se excreta no leite, não representa nenhum risco para o bebé.
Fenogreco: esta semente tem sido e é largamente utilizada para aumentar a produção de leite. Seu efeito tem sido avaliado em vários estudos, mas os resultados não são conclusivos. São necessárias mais investigações para determinar se realmente afeta a produção de leite. Para além disso, tenha em conta que, se bem é seguro o seu consumo em quantidades moderadas, em doses elevadas pode produzir hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue).
Chá de Funcho: usado tanto para aliviar as cólicas dos bebés como para aumentar a produção de leite, não existem provas científicas de que o funcho cumpra com qualquer destas funções. Para além disso, estão descritos dois casos de letargia e vómitos em bebés cujas mães tomaram grandes quantidades desta infusão. Portanto, consuma este chá com precaução.
Se quer experimentar
O melhor conselho que lhe podemos dar é que não consuma estas infusões em grandes quantidades e que as adquira em estabelecimentos de confiança, para ter a certeza de estar a comprar a planta correta.
Para além disso, a melhor forma de garantir que o seu organismo produz leite suficiente é aderir à amamentação livre, isto é, deixar o bebé mamar sempre que ele quiser. A sucção produzida pelo bebé sobre a glândula mamaria aumenta as hormonas que controlam a produção de leite, adaptando a produção do mesmo às necessidades do bebé.