
Os melhores chás para desinchar a barriga
É mais ou menos pelo meio da tarde que começamos a sentir aquele inchaço de barriga que incomoda tanto, porque nos faz sentir assim um pouco mais volumosos devido aos gases acumulados. Para tratar este problema reunimos uma lista com os melhores chás para desinchar a barriga, graças às suas suas propriedades digestivas, carminativas, sedativas e antiespasmódicas que vão trazer alivio imediato.
É comum sentirmos distúrbios digestivos, cólicas, espasmos e desconforto geral, causados pela alimentação, mas também pelo stress da vida agitada. O stress é um inimigo da função gástrica e intestinal que retarda o esvaziamento gástrico, que é conhecido por causar inchaço abdominal. Por isso, um chá para a má digestão vai combater os gases, ajuda a desinchar e também a aliviar problemas digestivos nervosos.
Chá de Funcho

Pode chamar-se de funcho (Foeniculum vulgare) ou erva-doce. O chá de funcho é ótimo para combater os distúrbios gastrointestinais e os gases e possui propriedades antiespasmódicas. Tem um sabor adocicado bastante agradável, devendo ser tomado ao longo do dia para acabar com a dilatação do estômago.
Modo de preparar:
Ferva a água e deite numa chávena uma colher de chá de funcho. Cubra e deixe em infusão durante 5 minutos e beba depois de coar. Para surtir um maior efeito, deverá beber uma a duas chávenas por dia, de preferência de manhã e à noite.
Chá de anis
Anis (Pimpinella anisum) é composto por 2% de anetol, um óleo essencial conhecido pelo seu efeito anti-inchaço. O anis é um carminativo conhecido, tem um sabor excelente e é também um expectorante (bom para constipações). O anis tem um sabor muito semelhante ao do funcho, sendo ambos da família umbelliferous, é doce, suave e cheio de sabor. O Anis acalma o estômago e combate os gases deixando a sua barriga mais leve.
Modo de preparar:
Junte água a ferver numa chávena com uma colher de chá de anis moido, cubra e deixe em infusão por 10-15 minutos, depois coe. Poderá beber várias vezes por dia.
Chá lúpulo

O lúpulo (Homulus lupulus) não é apenas aquele ingrediente delicioso da cerveja, mas também um remédio útil para controlar a irritação e inchaço abdominal. Ao contrário de erva-doce e anis, o efeito do lúpulo não é atribuído ao seu teor de óleo essencial, mas sim a um ácido amargo. Os ácidos do Lúpulos estimulam a atividade do estômago e tem um efeito sedativo. Os componentes amargos estimulam a liberação de ácidos digestivos e enzimas que auxiliam na digestão e previnem o inchaço. É indicado para o inchaço e muito bom também para quem sofre de insónias, devido às suas propriedades relaxantes.
Modo de preparar:
Numa chávena com água a ferver, deite uma colher de chá de lúpulo, cubra e deixe em infusão por 5 minutos. Consumir 10-15 minutos antes das refeições principais, 3 vezes por dia.
Chá de hortelã-pimenta
Hortelã-pimenta (Mentha piperite) é uma das mais antigas ervas medicinais. Os principais componentes ativos da hortelã-pimenta são os óleos voláteis, taninos e amargos. A hortelã-pimenta exerce uma ação espasmolítica (alivia o espasmo) nos músculos lisos do trato gastrointestinal, também tem um efeito carminativo e antibacteriano. Este chá é indicado para quem sofre de inchaço, náuseas e dores de estômago agudas. É bastante recomendado como chá para a sindrome do intestino irritável. O seu sabor fresco permite que se beba muito bem.
Modo de preparar:
Despeje numa chávena de água previamente fervida, duas colheres de chá, cubra e deixe em infusão por 10-15 minutos. Saborear lentamente enquanto quente devido a fazer mais efeito. Poderá optar por adoçar com um pouco de mel se desejar.
Chá de erva cidreira

Lemon Balm (Melissa Officinalis) também conhecido pelos seus óleos voláteis citronelal e citral. A erva cidreira tem um efeito antiespasmódico, carminativo e sedativo. Também pode ser descrito como um agente que combate o inchaço causado por um estômago irritável. A erva cidreira é um chá leve, refrescante e com sabor de menta bastante agradável.
Modo de preparar:
Para preparar despeje uma chávena de água quente, mas não a ferver, á qual juntará duas colheres de chá. Cubra e deixe em infusão por 10-15 minutos. É melhor beber depois das refeições, especialmente após a refeição da noite. Também poderá adicionar um pouco de mel que também tem propriedades calmantes.
Chá de alcarávia
A alcarávia (carum carvi) também conhecida como cominho pertence às plantas medicinais carminativas. Isto significa que promove a digestão e alivia a flatulência sendo um bom chá para a barriga inchada.
Para preparar, despeje uma a duas colheres de chá de sementes de alcarávia levemente esmagada e junte 200 ml de água a ferver e deixe de repouso durante dez minutos. Em seguida, coe e beba de uma a três chávenas por dia, idealmente após cada refeição.
Chá de mistura para desinchar
Uma mistura de plantas carminativas, como o funcho, anis e alcarávia, tem como resultado uma infusão potente contra os gases na barriga. Desta forma, também ajuda a suavizar o gosto da alcarávia que nem todo mundo gosta. Da mistura, utilize uma a duas colheres de chá para 200 ml de água. Nesta infusão de plantas, a alcarávia é a erva medicinal com o efeito mais forte, já o funcho e o anis promovem o sabor agradável deste chá de mistura de plantas.
Experimente estes chás para desinchar a barriga de gases e veja qual o melhor para si, ou vá alterando para ir variando no sabor. Tal como acontece com todas as ervas medicinais, se bebe sempre o mesmo chá deve fazer uma pausa após seis semanas de uso contínuo e beber temporariamente outro chá com efeito semelhante. Verá que o inchaço ao longo dos dias irá diminuindo e irá sentir-se muito mais leve.