
Chá com leite: uma relação problemática
Os bebedores de chá gozam de alguma proteção contra doenças cardíacas. No entanto, de acordo com vários estudos científicos, esses benefícios são completamente eliminados se, como acontece por exemplo com a maioria da população britânica, se adiciona leite à xícara de chá.
Segundo um estudo realizado na Alemanha, e publicado no European Heart Journal, o leite modifica as atividades biológicas dos ingredientes do chá, afetando entre outros os seus possíveis efeitos anti-tumorais.
Isto acontece porque um grupo de proteínas do leite, chamadas caseínas, interagem com os flavonoides do chá, reduzindo a concentração das benéficas catequinas e eliminando completamente o seu efeito antioxidante.
Uma análise mais recente, publicada no ano 2013 no European Journal of Nutrition, indica que a redução do poder antioxidante é de cerca de 18%, dependendo do tipo e da quantidade de leite utilizado.
E não é só o leite de vaca que prejudica a ação fisiológica dos antioxidantes. Um estudo que também pesquisou os efeitos do leite de soja, chegou à conclusão de que o mesmo também reduz significativamente a biodisponibilidade das catequinas.
Mesmo assim, quem bebe chá – com ou sem leite – recebe sempre algum tipo de benefício antioxidante. Se realmente gosta de tomar o seu chá com leite, continue a bebê-lo dessa forma.
No entanto, se o seu objetivo for obter o máximo benefício possível para a sua saúde, o melhor é optar por chá sem leite e, já que estamos, da melhor qualidade possível.
Um estudo que pesquisou as diferenças entre chás de saqueta e chás de folha solta descobriu que o uso de saquetas diminui entre um 5% e um 50% a concentração de antioxidantes encontrada no chá. Diferenças estas devidas, também, às diferentes qualidades dos chás de folha solta. Se quer tomar chá como meio para aumentar a sua saúde, aposte sempre pelo melhor.