
Chás para melhorar a memória e concentração
Há momentos na vida em que o nosso cérebro precisa de ajuda para melhorar a memória e concentração, sobretudo em tempo de estudos e exames, alturas de muito stress e excesso de trabalho, ou simplesmente com o passar dos anos, embora a idade não seja necessariamente um sinal de demência, mas é parte do processo natural de envelhecimento.
Nestas situações os chás de ervas representam uma forma natural para melhorar a memoria e a concentração, para além de combater a fadiga intelectual e aumentar a nossa capacidade de aprendizagem e criatividade.
Em épocas de exames, onde se deve aumentar a capacidade de memorização e de retenção de informações, ou simplesmente para quem deseja evitar as falhas de memória próprias da idade, convém tomar chás naturais para aumentar a função cognitiva, em vez de recorrer a produtos químicos.
Vários estudos têm demonstrado o efeito positivo do extrato de certas plantas sobre as funções cognitivas do cérebro. O termo “cognitivo”, significa a capacidade de cada pessoa para aprender, planear, concentrar-se e recordar.
Chá para melhorar a memória
Ingredientes
Misture as seguintes plantas:
- Ginkgo – 30 g
- Alecrim – 30 g
- Urtiga – 30 g
- Betónica (planta) – 15 g
- Hortelã-pimenta – 15 g
Preparação
Adicione uma colher de sopa desta mistura de plantas a um quarto litro de água acabada de ferver e deixe repousar 10 minutos tapado. Coe e tome uma chávena antes do pequeno almoço e outra após o almoço.
Graças às substâncias ativas do alecrim pode também fazer um chá para a memória e concentração. Estudos provaram que faz aumentar o desempenho da memória.
Chá que melhora a capacidade de aprendizagem
Outra planta bastante conhecido na Ásia há milhares de anos, mas que para muitos de nós é ainda desconhecida é a Bacopa monnieri, também conhecida como Brahmi, que é considerada pela medicina Ayurverda a rainha das plantas anti-envelhecimento. Segundo a medicina tradicional chinesa, a Bacopa melhora a capacidade mental, a concentração e a capacidade de aprendizagem.
Para preparar o chá da planta bacopa, pode-se usar tanto folhas secas como folhas frescas. Se usar folhas secas, deitar 2 colheres de chá de folhas num quarto de litro de água fervida e deixar em infusão tapado 8 a 10 minutos. No caso de usar folhas frescas deixar apenas 2 minutos em infusão.
O chá verde melhora a memória
Os benefícios do chá verde parecem não ter fim. Até à data têm merecido a atenção científica principalmente nas suas propriedades preventivas em relação à doença cardiovascular. Agora, os cientistas também descobriram que as propriedades químicas do chá verde podem estimular a formação de novas células no cérebro, fortalecendo a memória e capacidade de aprendizagem, tendo também um efeito bastante positivo sobre as doenças degenerativas relacionadas com a idade.
Como preparar o chá verde
Primeiro ferva um quarto de litro de água, apague e espere alguns minutos até alcançar a temperatura de 70 ° C antes de introduzir uma colher de chá verde ou uma saqueta. O chá verde nunca deve ser preparado com água acabada de ferver, porque algumas substâncias benéficas perderiam-se com o calor. Deve ficar em infusão durante 7 a 9 minutos, o sabor será algo mais amargo, mas só desta maneira o chá consegue ficar com todas as suas propriedades benéficas para a saúde.