
Os melhores chás calmantes para dormir
Um chá para dormir pode ajudar a quem sofre de insónia ou outros distúrbios do sono, que diminui a qualidade de vida. Se é um dos que sofre por passar noites em branco, antes de recorrer a tratamento médico, experimente beber um destes chás calmantes que ajudam a dormir.
Não é qualquer chá ou tisana que o pode ajudar neste aspeto – alguns podem até ter propriedades excitantes e causar o efeito contrário – mas existem diversas ervas com propriedades calmantes que o podem ajudar a dormir tranquilamente e a recuperar a qualidade do seu sono. Com qualquer uma delas prepare um chá calmante para dormir!

Chá de Camomila
É o chá mais famoso para diminuir problemas de insónia. Contém um aminoácido que atua a nível do sistema nervoso, proporcionando tranquilidade e alívio do stress. Para preparar este chá junte uma chávena de água a ferver a uma colher de chá de camomila e deixe repousar, com tampa, durante 15 minutos. Coe e beba uma chávena ao deitar.

Chá de Lavanda
Não é uma planta que se veja frequentemente em forma de chá, mas os seus benefícios são inúmeros também para o sistema nervoso, diminuindo a ansiedade, e irritabilidade e consequentemente, proporcionando noites mais tranquilas. Para a preparação, utilizam-se as folhas frescas da plantas e deve ser preparado por infusão, de forma semelhante ao chá de camomila. Deve ser bebido apenas antes de dormir, pois pode causar elevada sonolência.
Chá de Erva cidreira
Este chá promove a tranquilidade e melhora a qualidade do sono. O modo de preparação é semelhante ao do chá de camomila e deve também ser consumido ao deitar.
Chá de Valeriana
Esta erva, também chamada “erva dos gatos”, é famosa pelos seus efeitos sedativos desde a Roma Antiga. Reduz não só o tempo que se leva a adormecer, como as vezes que se acorda durante a noite, proporcionando um sono mais tranquilo.
Para a preparação usa-se uma colher da raiz triturada, para uma chávena de água a ferver, deixando repousar durante 10 minutos. Pode beber uma a três chávenas ao dia, sendo que uma delas deve ser ao deitar. E o consumo não deve exceder os 10 dias ininterruptos. Esta é, no entanto, uma erva que não deve ser consumida sem indicação médica, pois pode tem várias contraindicações.
Chá de Tília
Esta erva possui propriedades calmantes, sendo indicada para o tratamento de stress, ansiedade, cansaço e insónias. Para preparar este chá, adicione uma chávena de água a ferver a uma colher de folhas e flores de tília. Tape e deixe repousar até que esteja morno. Deve ser consumido três vezes ao dia.
Qualquer um destes chás calmantes para dormir são grandes aliados na hora de recuperar a qualidade do sono, mas nenhum deles é milagroso. Para potencializar os seus efeitos, faça do seu quarto um ambiente tranquilo, livre de aparelhos eletrónicos, como televisão, computador ou telemóvel. Deite-se na cama apenas quando for dormir e apague todas as luzes, para transmitir ao cérebro a mensagem de que está na hora de descansar.