Benefícios do Chá de Gengibre

O Chá de Gengibre ajuda nas seguintes doenças / problemas:

Origem do Chá de Gengibre

O Gengibre – a raiz ou, na verdade, o rizoma da planta Zingiber officinale – é originário do sudeste asiático, e um tempero popular na cozinha de muitos países da zona, onde desde há milhares de anos se reconhecem os seus efeitos medicinais.

Foi uma das primeiras especiarias em chegar ao Ocidente, e era muito apreciado pelos gregos e, mais tarde, pelos romanos. Apesar de não ser um elemento típico da cozinha mediterrânea, o seu consumo como tisana é cada vez mais frequente.

Quem pode beber?

Apesar de ter enormes benefícios para a saúde, o gengibre pode causar problemas nalguns casos.

O seu uso durante a gravidez é controverso. Não existem dados que permitam afirmar que é perigoso, e muitas grávidas bebem infusões de gengibre para diminuir os enjoos matinais. No entanto, alguns estudos apontam que pode afectar as hormonas e causar problemas no feto. Por essa razão deve beber-se apenas em pequenas quantidades e nunca durante vários dias seguidos.

Ao afectar a coagulação sanguínea, o consumo de gengibre pode aumentar, em pessoas com alguma propensão, a facilidade com que pequenos golpes dão origem a nódoas negras. Para além disso, não deve ser consumido por quem toma medicamentos anticoagulantes, mesmo que seja só uma aspirina.

Quem toma medicamentos para controlar a tensão arterial não deve beber esta infusão sem antes consultar o médico, para prevenir possíveis interacções.

Não dê chá de gengibre a crianças com menos de 2 anos de idade.

Qual a dose ideal?

Como regra geral, pode consumir-se gengibre durante as refeições tendo em conta que não deve exceder os 4 gramas por dia. Se for consumido apenas em infusões, a dose recomendada são quatro chávenas.

Como prepará-lo?

Ingredientes para uma chávena:

Há um horário adequado para consumi-lo?

Pode ser consumido ao longo de todo o dia, sem restrições.

Se o objetivo é reduzir os enjoos em viagens de carro ou avião, deve ser consumido uma hora antes no início do deslocamento. Bebê-lo durante a viagem ajuda a manter o efeito.

Benefícios do gengibre para a Saúde

Para além de ser uma boa fonte de vitamina C, vitamina B6, magnésio e potássio, o gengibre tem muitas propriedades saudáveis, verificadas em estudos científicos:

Principais dicas sobre o chá de gengibre