
Chá de Sene: um aliado contra a prisão de ventre
O sene é uma planta medicinal, nativa da Arábia e da África Oriental, conhecida também por sena ou cassia, do seu nome científico Cassia angustifolia.
Graças a componentes ativos chamados antraquinonas, a infusão de sene promove a diminuição da reabsorção da água a nível do intestino grosso, amolecendo as fezes, e estimula os movimentos peristálticos do intestino.
Para que serve
Pelas suas propriedades laxativas, purgativas e depurativas, o sene está indicado para casos de obstipação intestinal, flatulência, gases e cólicas biliares.
Pode também ser usado por pessoas que sofram de fissuras anais ou hemorroidas, já que ao deixar as fezes mais moles, contribui a diminuir o desconforto ao defecar.
É tao eficaz que, para além de ser comercializado como infusão, o sene é um ingrediente comum em medicamentos para tratar a prisão de ventre.
É bom para emagrecer?
Online, é frequente encontrar informação onde se menciona a infusão de sene como uma boa ferramenta de ajuda nos processos de emagrecimento. No entanto, esta planta não tem quaisquer propriedades nesse sentido. E se, efetivamente, pode parecer ajudar a diminuir o peso, em realidade essas variações estão relacionadas com a frequências das evacuações e com uma diminuição na retenção de líquidos. Dados os efeitos colaterais e potenciais riscos da ingestão desta infusão, o seu consumo não é um método recomendável para emagrecer.
Possíveis riscos
Apesar dos seus benefícios, esta infusão deve ser utilizada com cautela, já que pode causar alterações importantes a nível da macrobiota intestinal, que podem afetar a absorção dos nutrientes no intestino e, em pessoas mais sensíveis, dar origem a cólicas muito fortes.
Para além disso, é preciso ter cuidado com a quantidade diária recomendada e também com o período durante o qual se consome sene – que deve sempre ser curto – pois existem relatos de pessoas que, ao abusar desta infusão, sofreram danos hepáticos ou tromboses.
O uso da infusão de sene está contraindicado em pessoas com determinadas condições medicas, como:
- Obstrução intestinal
- Colite ulcerosa
- Doença de Crohn
- Diarreia
- Cardiopatia
Está também contraindicado durante a gravidez, lactação e em crianças menores de 12 anos.
Como preparar
Coloque uma colher de sobremesa de sene para cada xícara de água acabada de ferver. Deixe repousar durante 5 minutos e beba, no intervalo das principais refeições, até três xícaras por dia.
Esta infusão só deve ser usada até melhora dos sintomas ou, no máximo, durante três dias consecutivos. Se após esse período os sintomas se mantiverem, consulte o seu médico.