
Yerba mate: o segredo mais bem guardado da América Latina
A erva-mate é uma bebida tradicional sul-americana que, pouco a pouco, tem vindo a ganhar popularidade a nível mundial.
Os uruguaios, recordistas no consumo deste chá, bebem em média uns 9 quilos de erva-mate per capita por ano. Os argentinos, também muito aficionados a esta bebida, consumem uns 6,2 quilos anualmente.
Conhecida por produzir a sensação estimulante do café, com os benefícios para a saúde do chá, e a agradável descarga de endorfinas do chocolate, esta erva tem tudo para se transformar numa bebida de sucesso.
Preparámos-lhe uma guia básica para que possa aprender a fazer este chá, tirando o melhor partido das suas características saudáveis.
O que é a erva-mate?
A erva-mate é uma infusão feita a partir das folhas e ramos da planta Ilex paraguariensis.
É tradicionalmente consumida num recipiente especial chamado cabaça ou cuia, com uma espécie de palhinha metálica conhecida como bomba ou bombilla, em espanhol, que funciona também como filtro.
Partilhar a cabaça com quem nos rodeia é um costume comum na América Latina, tido como um sinal de amizade e união.
Benefícios para a saúde
Com uma elevada concentração de antioxidantes, sais minerais e vitaminas, a erva-mate é rica em compostos benéficos para a saúde.
Quando comparada com o chá verde, de todas as variedades de chá a mais rica em polifenóis, o mate contém uma maior quantidade de antioxidantes que o melhor dos chás verdes, oferecendo melhor proteção contra os radicais livres, protegendo as células frente ao cancro, à inflamação, e contribuindo a uma boa saúde cardíaca.
Com 85 mg de cafeína por cabaça, a erva-mate contém menos cafeína que o café (umas 100 mg de cafeina por xícara), mas mais do que uma chávena de chá. Embora não existam estudos científicos que confirmem estas afirmações, quem consome mate defende que obtém um estado de alerta similar ao produzido pelo café, mas sem o nervosismo que este produz.
Para além de aumentar os níveis de energia e ajudar à concentração, o consumo de pequenas doses de cafeína melhora a performance desportiva.
Segundo um estudo publicado no ano 2014, uma cápsula de erva-mate antes de realizar exercício físico ajudava a queimar um 24 % mais de gordura durante a realização de exercício moderado. São necessários mais estudos para afirmar que beber a infusão tenha o mesmo resultado, mas é muito provável que o seu consumo regular, associado à prática de exercício moderado, ajude a perder peso.
Uma ideia apoiada por um estudo publicado em 2015, que investigou as capacidades deste chá para ajudar na perda de peso. Neste estudo, durante 12 semanas, pessoas com excesso de peso receberam 3 gramas de erva-mate em pó por dia, ou um placebo. Os que receberam o tratamento perderam peso e também barriga. No entanto, as pessoas que tomaram o placebo aumentaram de peso.
Quanto às suas propriedades anti-infeciosas, existem alguns estudos realizados em laboratório, que afirmam que a erva-mate é capaz de matar a bactéria Escherichia coli, muitas vezes responsável por intoxicações alimentares; manter sob controlo o fungo Malassezia furfur, responsável por problemas cutâneos como a caspa; e proteger contra os parasitas intestinais.
Para além disso, em humanos, a erva-mate também contribui a reduzir os níveis de colesterol. Numa investigação que foi realizada durante 40 dias, e cujos resultados foram publicados no ano 2009, os participantes que beberam 330 ml de mate por dia, viram os seus níveis de colesterol LDL (o conhecido como colesterol mau), entre um 8,6 e um 13,1 %.
Como preparar uma infusão de erva-mate?
Em primeiro lugar precisa dos instrumentos indispensáveis ao consumo do mate: a cabaça e a bombilla.
Existem cabaças dos mais variados materiais (madeira, fibra de coco, vidro, metal), mas a bombilla é sempre de metal, com um pequeno filtro na parte inferior.
Para preparar a infusão:
- – Encha ¾ da cabaça com as folhas secas de erva-mate.
- Cubra a boca da cabaça com a mão, vire-a ao contrário e agite durante alguns segundos.
- Devolva a cabaça à sua posição original, tendo o cuidado de deixar o conteúdo inclinado num angulo de 45° para que se forme uma cavidade, que vai permitir uma mistura mais homogénea.
- Deite água quente (a cerca de 50°C) na cavidade formada no passo anterior. Deixe repousar durante um minuto, para que a erva humedecida liberte todos os seus componentes.
- Insira a bombilla na zona humedecida e encoste-a à lateral da cabaça, para que a possa agarrar com firmeza.
- À medida que vá bebendo o chá, adicione água quente na zona onde está inserida a bombilla, tendo o cuidado de não molhar a parte superior das folhas. Repita este último passo tantas vezes como desejar.