Benefícios do Chá Azul

O Chá Azul ajuda nas seguintes doenças / problemas:

Origem do Chá Azul

Originários da China, pertencem a este grupo os chás conhecidos como Oolong. São feitos a partir de folhas jovens, um pouco mais maduras do que as utilizadas para fabricar chás verdes ou brancos e que, depois de colhidas, passam por uma ligeira secagem ao sol, arrefecem e fermentam durante pouco tempo. A oxidação é interrompida pelo aquecimento em bacias de ferro. Acabado o processo de semi-fermentação, as folhas são enroladas e secas.

É um grupo de chás muito variado, onde o resultado final depende do controlo do meticuloso processo de fermentação, que pode fazer variar as características da infusão. O aroma e sabor são sempre intensos, mas podem ser tao diferentes que é impossível comparar razoavelmente as variedades.

Hoje em dia, o verdadeiro oolong, fabricado com métodos tradicionais, só se produz em quatro regiões: Anxi e Wuyi, na província chinesa de Fujian; Phoenix, na província de Guangdong; e Taiwan (os famosos chás da Formosa). Existem ainda pequenas plantações na Tailândia e no Vietman.

Quem pode beber?

Não existem contraindicações ao consumo deste chá.

À semelhança das demais variedades, quem seja especialmente sensível aos efeitos da cafeína deve ter em conta a presença de esta molécula. No entanto, é de salientar que uma taça de oolong tem menos de metade da cafeína presente na mesma quantidade de chá preto, e muito menos que uma taça de chá branco. É seguro inclusivamente para as crianças e pode ser consumido sem risco de produzir excitação ou insónias.

Qual a dose ideal?

Não há limitações ao consumo deste chá. No entanto, no caso de integrar a bebida numa dieta de emagrecimento, não se devem exceder as 5 taças diárias, para garantir que o corpo absorve uma quantidade mínima de lípidos.

Como prepará-lo?

É importante que a temperatura da água não exceda os 90ºC, já que o sabor deste chá depende principalmente deste factor. Para não correr o risco, deve considerar-se uma temperatura entre 85ºC e 90ºC como a ideal.

Não deixar macerar mais de 5 minutos.

Há um horário adequado para consumi-lo?

Este chá pode beber-se a qualquer hora do dia. No entanto, as suas propriedades digestivas fazem com que seja muito útil como aperitivo ou como bebida principal durante as refeições.

Para lutar contra o excesso de peso, beba chá azul meia hora antes de realizar exercício físico. Queimará mais calorias com a ajuda dos fitonutrientes do chá.

Benefícios do chá azul para a Saúde

O chá azul tem quantidades reduzidas de cafeína, e também de catequinas, degradas durante o processo de semi-fermentação. No entanto, contém vários químicos que não se encontram em nenhuma outra variedade. Moléculas exclusivas e pouco investigadas, que prometem propriedades únicas, em sintonia com a sabedoria popular chinesa, que considera que este tipo de chá é um medicamento.

Principais dicas sobre o Chá Azul