
Chá de Funcho
O funcho (Foeniculum vulgare) é uma planta medicinal da família das umbelíferas, sendo uma espécie herbácea, oriunda da bacia do Mediterrâneo, que facilmente se propagou pelo território e hoje é cultivado em todas as regiões de clima temperado e subtropical. O chá de funcho é um aliado da nossa saúde, serve para tratar diversas patologias.
O Funcho também conhecido por outros nomes como fiuncho, fiolho, maratro, é uma planta bastante utilizada, como aromatizante em molhos e licores, como ingrediente em sopas ou pratos consumíveis frios, em conservas de vegetais, na produção de condimentos ou especiarias e na produção de chás e tisanas. A planta está aparentada com outras ervas como aneto, anis e cominho, sendo por vezes confundida o anis (Pimpinella anisum).
Chá de Funcho – para que serve?
O Chá de Funcho favorece e aumenta a produção de leite materno, sendo também um aliado no combate às náuseas e tonturas durante a gravidez. É também muito utilizado no tratamento da flatulência para a redução de gases intestinais, ajudando a aliviar as dores de barriga. Tem um sabor agradável, e é especialmente indicado para crianças e bebés que sofram de desconforto intestinal, cólicas, flatulência ou para estimular o apetite.
O Funcho ajuda também a eliminar a retenção de líquidos. Além disso, purifica as vias urinárias, promovendo a eliminação de toxinas e prevenindo o aparecimento de infecções urinárias, como cistite, uretrite ou oligúria.
É de salientar ainda o seu efeito calmante do Funcho, e pode ser utilizada em casos de insónias ou de ansiedade.
Modo de preparação
Ingredientes: 3 colheres de chá de funcho e um litro de água.
Preparação: aqueça a água, até que comece a ferver, de seguida acrescente as sementes secas, e tape o recipiente, deixando repousar durante uns 5 minutos.
Contra-indicações
O chá de funcho, também conhecido como erva-doce, não pode ser consumido em excesso, uma vez que pode provocar convulsões e causar problemas, principalmente a nível do sistema digestivo. Também não deve ser consumido em excesso por mulheres grávidas, uma vez que em grande quantidade esta planta pode provocar danos irreparáveis como o aborto.