
Chás para a cistite
Na prevenção e tratamento de infecções urinárias experimente fazer um chá para a cistite, pois são muitas as plantas medicinais que podem ser usadas para o tratamento caseiro das infecções urinárias. Sendo assim, conheça as plantas medicinais com efeitos comprovados em infecções urinárias.
Graças às suas propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e diuréticas, estas ervas são especialmente úteis para limpar o trato urinário de bactérias, pois favorecem o aumento da diurese. O aumento da produção de urina faz um efeito lavagem do trato urinário e a bexiga, inibindo a adesão bacteriana e a sua proliferação. Assim sendo, escolha um chá para a cistite!
Uva-ursina
As folhas de uva-ursina (Arctostaphylos uva-ursi L.) também conhecida como uva-de-urso tem substâncias ativas como a arbutina, taninos e flavonóides que lhe conferem ação antimicrobiana, diurética e anti-inflamatória.
Deite duas colheres de sopa de folhas de uva-ursina em 150 ml de água a ferver. Deixe repousar tapado durante 10 a 15 minutos. Beba três a quatro chávenas por dia. Deve urinar logo que sentir vontade, porque assim está a eliminar as bactérias da bexiga.
Vara-de-ouro

A planta medicinal vara-de-ouro (Solidago virgaurea) também conhecida como erva-forte, verga-de-ouro tem um forte efeito diurético e anti-inflamatório, sendo por isso muito usada no tratamento de infecções do trato urinário.
Desde tempos antigos que se utiliza o chá de vara-de-ouro no tratamento caseiro da cistite. Os taninos, flavonóides, saponinas e óleos essenciais, fazem desta erva medicinal um potente anti-inflamatório, antiespasmódico e diurético que ajuda a combater a inflamação, a aliviar a dor e favorece a formação de urina, aumentando também as defesas do corpo.
É melhor comprar o chá puro e não uma mistura.
Como preparar um chá vara-de-ouro:
- Deite 1 a 2 colheres de chá de vara-de-ouro com 200 ml de água a ferver.
- Tapar e deixar repousar 10 minutos.
- Beba o chá 2-3 vezes ao dia.
Urtiga
Devido aos seus compostos flavonóides e o alto teor de potássio, o chá de urtiga (Urtica dioica ou Urtica urens) ajuda a combater bactérias e germes do trato urinário. Além disso, este chá tem acção diurética o que é útil para limpar as vias urinárias. Pode ainda fortalecer as defesas de todo o organismo.
Como preparar um chá de urtiga:
- Deite oito colheres de chá folhas frescas ou secas em 1 litro de água a ferver.
- Deixe a infusão em repouso durante 10 minutos, depois coara e beber ao longo do dia.
Cavalinha

A planta medicinal cavalinha (Equisetum) conhecida também como rabo-de-cavalo contém flavonóides e sais de potássio, que lhe conferem uma acção diurética e antimicrobiana. Sendo por isso, um chá para a cistite e outras inflamações urinárias. A vontade de urinar libera o trato urinário de bactérias que impedirão a sua adesão na bexiga e consequente proliferação.
É importante a ingestão de bastante água para aumentar a vontade de urinar. Deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas, açucaradas ou com cafeína, como café, chá preto e chá verde.
Folhas de bétula
Beber chá de folhas de bétula é também um remédio caseiro muito conhecido para infecções do trato urinário, graças aos seus principais constituintes – os flavonóides – que contêm propriedades anti-inflamatórias. Isto leva ao aumento do volume da urina, fazendo uma espécie de “lavagem” do trato urinário.
Como as folhas de bétula não são tão potentes, geralmente são misturadas com outras plantas diuréticas, como a cavalinha ou vara-de-ouro.
Prepare um chá com as folhas de bétula:
- Despeje 2 colheres de sopa de folhas de bétula com 150 ml de água a ferver.
- Tape e deixe repousar por 15 minutos.
- Tome uma chávena 3 vezes ao dia.
Não se esqueça de beber outros líquidos, sobretudo água!
Chá de Java

A planta medicina Ortossifon (Orthosiphon aristatus) como também é conhecida o chá-de-java contém flavonóides, sais de potássio, saponinas, tendo assim ação diurética que favorece a eliminação de microrganismos do trato urinário.
Como preparar um Chá de Java:
- Deite duas colheres de sopa das folhas secas num litro de água a ferver
- Tape e deixe repousar por 30 minutos.
- Depois de coar, beba de 2 a três chávenas por dia.
Contra-indicações
Estes chás para infecções urinárias podem ter alguns efeitos secundários e, por conseguinte, não são adequados durante a gravidez ou amamentação. As pessoas com problemas de saúde e crianças devem também abster-se de toma-los. Por causa de seus efeitos fortes, só devem ser tomados por um período de tempo curto.
Qualquer chá para a cistite deve ser logo tomado nos primeiros sinais de infecções urinárias, pois é quando atuam melhor. Todo o seu potencial é atuar principalmente mais na prevenção do que propriamente no tratamento.
Perante o agravamento dos sintomas ou se não houver melhora após alguns dias, deve consultar um médico para evitar uma infecção nos rins.