
Chá de palha de aveia
Enquanto a maioria das pessoas está familiarizada com os benefícios dos flocos de aveia (Avena sativa), a forma mais tradicional de consumir este cereal, você pode-se surpreender ao descobrir que os caules também podem ser usados na preparação do chá de palha de aveia, que tem várias características medicinais.
Uma infusão rica em nutrientes
Rico em cálcio e outros minerais, o chá de palha de aveia possui quantidades elevadas de ferro, fósforo, cálcio, vitamina B, vitamina K e vitamina E, bem como magnésio, potássio, proteínas, zinco e vitaminas A e C, que são essenciais para viver de forma saudável.
Saúde dos ossos, cabelo, unhas e pele
O chá de palha de aveia pode ser usado para prevenir a osteoporose pois possui elevadas quantidades de cálcio. Uma xícara desta infusão contém 300 miligramas de cálcio, sem falar de outros minerais, proteínas e vitaminas do complexo B.
Este chá também é rico em sílica, que é um mineral essencial para ter uma pele saudável, uns ossos fortes, uns cabelos brilhantes e umas unhas perfeitas.
Stress e ansiedade
Outro grande benefício do chá de palha de aveia está associado ao seu poder calmante a nível do sistema nervoso central. Esta característica faz com que este chá seja muito útil no tratamento da ansiedade e do nervosismo.
É um bom suplemento para adolescentes ansiosos e, se for consumido ao deitar, ajudá-lo-á a dormir melhor.
Para além disso, esta infusão também tem propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a mitigar alguns dos sintomas relacionados com o stress.
Estudos preliminares indicam que os antioxidantes da aveia, chamados avenantramidas, podem reduzir a produção e secreção de citocinas, que são compostos pró-inflamatórios que estão ligados a um maior risco de doença cardíaca.
Afrodisíaco
Talvez um dos mais baratos potenciadores de libido, a palha de aveia é um ingrediente comum em muitos estimulantes sexuais masculinos. Alguns estudos sugerem que sua capacidade afrodisíaca é derivada do seu efeito vasodilatador que, como consequência, melhora a circulação sanguínea.
Como fazer
Se quiser colher qualquer das espécies de aveia selvagem (Avena barbata, Avena fatua ou Avena sterilis), a melhor altura para procurar estes cereais é de meados a finais da primavera, enquanto ainda estão verdes e tenros.
Corte os talos, com as sementes incluidas, e limpe qualquer sujidade que esteja perto da zona da raiz.
Um talo longo é suficiente para fazer duas xícaras de chá. Corte-o com uma tesoura, coloque-o nas xícaras e despeje água a ferver sobre os pedaços de talo.
Deixe a infundir, no mínimo, durante quatro horas. Se bem que a forma mais fácil de fazer chá de palha de aveia é prepará-la à noite, e coar somente na manhã seguinte.
A infusão pode ser reaquecida e tem um sabor suave e ligeiramente adocicado.
A palha de aveia seca rapidamente, um processo que facilitará o seu armazenamento. Pode colocar os talos cortados num frasco (sem o fechar), ou espalhá-los sobre um pano. Devem deixar-se secar longe da luz e da humidade.
Cuidados a ter
O chá de palha de aveia não tem sido associado a quaisquer efeitos secundários ou interações medicamentosas, mas a investigação sobre a sua segurança é limitada.
A ter em conta, que apesar de que a palha de aveia não contém glúten, pode haver um risco de contaminação cruzada durante o processamento. Os celíacos devem comprar apenas palha de aveia certificada como livre de glúten.