
Combata a distensão abdominal com estes 4 chás
Sejamos sinceros, a distensão abdominal é um problema comum que afeta a milhões de pessoas todos os dias e que tem um único culpado: a alimentação.
Seja porque somos intolerantes a alguns alimentos, ou simplesmente porque satisfizemos a nossa fome com uma boa dose de feijoada, todos já passámos por momentos desconfortáveis, nos quais gostaríamos de poder abrir o botão das calças para nos sentirmos melhor.
Existem inúmeras opções farmacológicas para combater o gás responsável pela maioria dos casos de distensão abdominal, mas, por sorte, não precisamos de recorrer à farmácia para aliviar os desconfortáveis sintomas. Há chás que podem ser ótimos para aliviar essa sensação de inchaço.
Chá de hortelã-pimenta
Sem dúvida a infusão mais eficaz no combate ao desconforto gástrico, o chá de hortelã-pimenta é um ótimo aliado frente à distensão abdominal e às digestões pesadas.
Para além de ter atividades antimicrobianas e antivirais, derivadas do mentol, a hortelã-pimenta aumenta a secreção biliar, ajudando a acelerar a digestão dos alimentos.
Não tem qualquer tipo de contraindicações, portanto, se sofre de problemas gástricos, pode consumir este chá sempre que desejar. É uma das infusões cujo sabor se mantém agradável também em frio.
Gengibre
Sendo o campeão dos chás no que diz respeito aos enjoos, graças a um composto chamado gingerol, com ação anti-inflamatória, o chá de gengibre também é muito eficaz a combater a distensão abdominal.
Possui múltiplas propriedades calmantes a nível do sistema digestivo, e também tem efeitos anticoagulantes, melhorando a circulação sanguínea.
Um estudo publicado no World Journal of Gastroenterology examinou os efeitos do gengibre na indigestão e no aparelho digestivo. De acordo com os cientistas, o chá de gengibre estimulou a digestão, incentivando o sistema digestivo a esvaziar mais rapidamente, o que oferece alívio a quem padece de distensão abdominal.
Semente de funcho
Com um gosto que recorda ao anis e um cheiro muito agradável, o chá de sementes de funcho é um carminativo reconhecido há séculos, que ajuda a promover uma digestão suave e a expulsar os gases do tubo digestivo.
O seu segredo reside em que relaxa os músculos do sistema gastrointestinal, reduzindo a distensão abdominal e a sensação de inchaço.
Alguns estudos indicam que o seu consumo aumenta a produção de bílis, contribuindo assim, também, à digestão das gorduras.
Raiz de dente-de-leão
Lembra-se daquela planta que forma uma bolinha de sementes brancas como o algodão que toda criança gosta de soprar?
Pois bem, o humilde dente-de-leão, considerado por muitos como uma praga, é um ótimo aliado da saúde gastrointestinal.
Feito a partir da raiz desta erva, o chá de dente-de-leão tem um elevado conteúdo de vitaminas A, C e D, e é também um forte diurético. Estudos realizados em sujeitos que padeciam distensão abdominal demostraram que, na maioria dos casos, o aumento significativo na frequência de micção contribuía a diminuir o inchaço.
Para além disso, ao contrário de outras substâncias diuréticas, o dente-de-leão é rico em potássio, repondo assim os eletrólitos perdidos com a urina.