
Gripes e constipações: o chá como aliado
O inverno. Tempo de lareiras, prendinhas e doces natalícios, é também a época das gripes, constipações e outras incomodativas afeções do sistema respiratório.
O saber tradicional sempre afirmou que uma boa xicara de chá quente atuava como um bálsamo, ajudando a libertar as secreções do peito e dos seios nasais, aliviando a congestão e evitando os espirros e os suores frios.
Em dezembro de 2008, uma investigação publicada por pesquisadores da Universidade de Cardiff, na Grã-Bretanha, confirmou esta afirmação, ao chegar à conclusão de que, efetivamente, as bebidas quentes ajudam a aliviar os sintomas da gripe e dos resfriados comuns.
“A bebida quente proporcionou alívio imediato e sustentado dos sintomas de corrimento nasal, tosse, espirros, dor de garganta, frio e cansaço”, relataram os pesquisadores num comunicado.
Já em 2003, um estudo publicado na prestigiosa revista científica PNAS, afirmava que as catequinas presentes no chá, especialmente a EGCG e a L-teanina, ajudavam o sistema imunitário a proteger-se frente às infeções. Ou seja, beber chá pode ajudar a que consigamos prevenir a doença.
No entanto, se já apanhámos uma boa gripalhada, há várias medidas que podemos tomar.
Para além de ficar em casa para não contagiar outras pessoas, uma das coisas mais importantes, especialmente se temos febre, é manter os níveis de hidratação do corpo. E aí voltam a surgir, como grandes aliados, os chás.
Que chás tomar?
Certas infusões como a de gengibre, erva cidreira, sálvia ou verbena são muito boas a atenuar a inflamação da garganta.
Mas a única que verdadeiramente já demostrou os seus efeitos desde o ponto de vista científico foi a Equinácea, cujo nome científico é Echinacea purpurea.
Um ensaio clínico publicado no ano 2015 chegou mesmo à conclusão de que esta erva é tão eficaz e tem efeitos anti-virais tão potentes como o medicamento Tamiflu, que se usa para o tratamento da gripe.
Com menos efeitos secundários, consumir infusões de equinácea é uma ótima estratégia se nota que tem sintomas de gripe. De agradável sabor, a infusão faz-se com água a ferver, e duas colheres de sopa da planta, que se deixa repousar durante uns 10 minutos.