
Melhore a saúde do seu cabelo lavando-o com chá
O uso de chá de camomila para manter os cabelos loiros brilhantes e sedosos é uma mezinha conhecida por muitos, que caiu em desuso agora que já existem champôs de camomila que conseguem o mesmo efeito.
No entanto, várias infusões e chás podem ter efeitos beneficiosos a nível capilar, fortalecendo os folículos pilosos e combatendo os problemas capilares mais comuns, como a oleosidade ou a caspa.
Escurecer o cabelo
O chá preto e o chá de sálvia são bastante eficazes no escurecimento do cabelo se se usam regularmente.
Como preparar: Use três colheres de sopa de chá e três chávenas de água. Ponha a água ao lume e junte as folhas de chá quando esta entrar em ebulição. Deixe ferver durante 15 minutos e espere que arrefeça antes de usar.
Como usar: Depois de lavar o cabelo e de usar o amaciador, faça uma última lavagem com o chá, massageando para que o líquido chegue até ao couro cabeludo. Espere 5 minutos para deixar atuar o chá e enxague o cabelo. Repita 3 vezes por semana.
Manter o cabelo loiro brilhante
Quando se trata de clarear o cabelo, o chá de camomila é a melhor das opções. No entanto, os chás cítricos também têm propriedades que contribuem a clarear o cabelo quando expostos à luz solar.
Como preparar: Use 4 saquetas ou 4 colheres de sopa de chá de camomila para três xícaras de água, ou 4 colheres de sopa de casca de laranja ou de limão. Ferva a água e deixe a infusão sossegada durante meia hora. Coe e, no caso do chá cítrico, guarde-o num frasco com spray
Como usar: Os melhores resultados conseguem-se usando ambos chás ao mesmo tempo. Primeiro, depois de lavar o cabelo, aplique o chá de camomila e deixe-o atuar durante 5 minutos. Enxague com água limpa e repita este procedimento 3 vezes por semana. Antes de sair de casa, sempre que o seu cabelo for receber luz solar direta, use o chá cítrico como spray capilar, para condicionar e clarear o cabelo.
Remédio para o cabelo oleoso
Para equilibrar a produção de óleo do couro cabeludo, o chá verde e o chá de urtiga podem ser grandes aliados.
Como preparar: Prepare a infusão com uma colher de sopa de chá, seja ele de urtiga ou de chá verde, e duas chávenas de água. Depois da água ferver adicione as folhas e aguarde 15 minutos. Coe o chá e guarde-o para futuro uso.
Como usar: Depois de lavar o cabelo seguindo o seu ritual normal, dê uma última enxaguadela usando o chá. Não volte a passar o cabelo por água. Se notar que o seu cabelo se torna pesado e pouco sedoso, pode adicionar ao chá uma colher pequena de vinagre de sidra.
Acabe com a caspa de uma vez por todas
Os melhores chás para combater a descamação do couro cabeludo são o chá de sálvia, manjericão ou o rooibos, também conhecido como chá vermelho. Todos eles têm propriedades antibacterianas e contribuem também a hidratar a pele.
Como preparar: Para fazer este chá você precisa de quatro colheres de sopa de folhas de manjericão seco, sálvia ou rooibos e 3 xícaras de água. Coloque as folhas na água e deixe ferver durante 15 a 20 minutos. Depois de arrefecer, coe o chá e guarde num frasco limpo.
Como usar: Depois de lavar o cabelo faça um último enxaguamento com o chá, massageando o couro cabeludo para garantir que o líquido chega às zonas afetadas pela caspa. Uma boa estratégia é lavar o cabelo somente com o chá à noite, para de manhã fazer uma lavagem normal, com champô.