
Posso dar ao meu bebé chás de ervas para acalmar as cólicas?
Desde que o seu bebé tenha mais de seis meses de idade, não há problema em oferecer-lhe uma infusão ocasional de ervas, sem açúcar. Os chás vendidos para ajudar a acalmar as cólicas dos bebés geralmente contêm ervas que dizem facilitar a digestão, como por exemplo:
- Chá de Camomila
- Chá de Funcho
- Chá de Endro
- Chá de Cominho
Desta lista, o chá de camomila é sem dúvida a infusão mais utilizada. Com efeito carminativo, esta erva ajuda a prevenir a formação de gases e a auxilia na expulsão dos mesmos. Para além disso, relaxa os músculos que rodeiam as paredes do intestino.
A Camomila também tem outros benefícios. É um sedativo suave e funciona também como anti-inflamatório.
Muitos bebés ficam de facto mais relaxados com o consumo de bebidas quentes, que não devem, no entanto, exceder os 15ml três vezes por dia.
No entanto, apesar da sua ampla recomendação pelos profissionais de saúde, em especial para tratar desconfortos digestivos leves, tenha em conta de que não existe muita investigação sobre os efeitos destas infusões nos bebés. As ervas listadas acima são geralmente consideradas seguras. Mas ofereça-as apenas ocasionalmente. Se o problema se mantiver, procure ajuda profissional junto do seu médico.
Um detalhe importante quando adquirir chás para o seu bebé, deve certificar-se que estes não estão adoçados com açúcar, que pode ser altamente prejudicial para os dentes de leite do seu bebé.
Evite também qualquer chá preto, mesmo que o faça muito fraco ou lhe junte leite, já que estes chás contêm taninos, que podem interferir com a quantidade de ferro que o seu bebé é capaz de absorver dos alimentos que consome. A cafeína no chá preto também pode causar problemas a nível do sono.
As infusões pediátricas mais seguras são normalmente vendidas em farmácias.
Se o bebé tem menos de seis meses, o consumo de infusões de qualquer tipo não está indicado. Nesta fase da sua vida o bebé deve consumir unicamente leite materno.
Para além do risco de reações alérgicas, os bebés com menos de seis meses podem responder de forma muito diferente ao consumo de uma infusão quando comparados com crianças mais velhas ou adultos. Isto porque têm um peso corporal muito pequeno, e os seus sistemas gastrointestinal, nervoso e imunológico encontram-se ainda numa fase muito imatura.